468x60_Calcados

Asus Wi-Fi GO! integrando o seu smartphone com o seu PC.

Durante os testes da placa-mãe P8Z77-V PRO da Asus, topei com um curioso acessório chamado Wi-Fi GO!. É  um módulo Wi-Fi (duh!) que pode ser instalado direto na placa-mãe sem ocupar um slot. E é uma boa ideia, não sendo a típica tecnologia vendida como incrível e que depois fica inútil em casa.
Essa estratégia de integrar redes sem fio na placa-mãe sempre foi muito popular em placas mini-ITX, como
a IPPPV-D3G da Pegatron ou na  AT3N7A-I (neste caso com Bluetooth) mas, curiosamente, essa idéia nunca pegou nas placas-mãe de linha padrão ATX, talvez porque o conceito de Wi-Fi sempre esteve mais relacionado com mobilidade, o que não é o caso daquele desktop monolítico que fica lá imponente ao lado do monitor ou embaixo da mesa de trabalho.
Entretanto, acredito que isso tende a mudar  por causa da introdução da plataforma Ultrabook que, na sua nova encarnação, incorpora novas facilidades/tecnologias como o Smart Response, Rapid Start, Rapid Storage e Smart Connect que também estão presentes ou poderão ser implementadas nos novos desktops com processador Intel. Mas como essas tecnologias — em especial o Smart Connect — exigem a presença de uma porta Wi-Fi, podemos esperar que este recurso esteja mais presente mas novas placas-mãe (ou pelo menos nos modelos mais avançados).
O interessante nessa história é que a Asus não ficou apenas no “opa… também tô nessa!” e desenvolveu uma solução completa que tira o máximo proveito desse novo recurso, ao ponto de até mexer no conceito de experiência de uso do PC, que deixa de ser apenas pessoal para também atender a um público mais amplo de maneira até que bem futurista, diga-se de passagem:
O modelo que acompanha a P8Z77-V Pro é o mais simples compatível com o padrão 802.11b/g/n de 2,4 GHz. Já o modelo que acompanha a P8Z77-V DELUXE e P8Z77-V PREMIUM é do tipo dual-band que também trabalha com o padrão 802.11a de 5,8 GHz.

Isso explica porque ele vem com duas saídas de antena em vez de uma, que é o nosso caso:

Ao retirar a sua capinha externa, podemos ver que esse módulo não passa de um cartão Wi-Fi de meia altura (também chamada de 1 x 1) com chipset Qualcomm/Atheros (do mesmo tipo usado em portáteis), porém adaptado para facilitar a sua instalação numa placa-mãe. Note que esse cartão Wi-Fi encaixa-se num slot PCIe mini padrão mas o conector de saída é do tipo proprietário…

… que se encaixa em um espaço na placa-mãe especialmente preparado para ele.

Para isso, basta remover o parafuso de fixação localizado na base do módulo…

… encaixá-lo no espaço reservado entre as portas USB 2.0 e as saídas de vídeo digital…

… e fixá-lo na placa-mãe com o parafuso incluso. Por causa disso, vale a pena lembrar que essa operação deve ser feita antes de o usuário fixar a placa-mãe no gabinete (duh!)

Feito isso basta conectar o plug da antena com seu fio (~80 cm de comprimento) e posicioná-la de pé em alguma superfície plana…

… ou mesmo de lado, já que ela possui imãs na sua base que permitem fixá-la por exemplo, na lateral de um gabinete de aço.

Com o circo armado, basta rodar o CD de instalação da placa-mãe e carregar os drivers do dispositivo Wi-Fi da Asus…

… e o pacote de utilitários ASUS AI Suite II

… que inclui o Wi-Fi Engine e o Wi-Fi GO! lá no fim da sua lista:

Com o sistema instalado, basta chamar o AI Suite II e selecionar os utilitários de Wi-Fi que estão dentro da opção Tool.

O Wi-Fi Engine possui duas opções que permitem usar a interface Wi-Fi para se conectar com a rede local via ponto de acesso…

…  ou transformá-lo em um ponto de acesso (Access Point) Wi-Fi (uia!). A idéia nesse caso é que o PC compartilhe a sua conexão com a rede local (via rede cabeada) com outros computadores próximos via Wi-Fi em locais onde o sinal da rede sem fio não chega. Observe porém que ele não funciona como servidor DHCP, serviço que deve ficar por conta de outro equipamento, normalmente o roteador ligado no modem de banda larga da casa ou do escritório.

Entretanto, a função mais interessante desse recurso é mesmo o Wi-Fi Go!, um pacote de utilitários que permitem que o PC possa interagir com outros dispositivos conectados como tablets e até smartphones via DLNA.

Mas para facilitar as coisas, apresentamos abaixo um vídeo da própria ASUS que mostra o funcionamento de cada um desses recursos:



Fonte: ztop

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Followers