468x60_Calcados

IBM cria supercomputador refrigerado com água quente

A IBM lançou na semana passada, durante o ISC (International Supercomputer Conference), seu novo supercomputador. Batizado como SuperMUC, a máquina montada na cidade de Munique, na Alemanha, possui uma característica bastante inusitada: ela é refrigerada com água quente de forma quatro mil vezes mais eficiente do que os concorrentes, que usam ar condicionado e água fria. A máquina, segundo a IBM, ainda é 40% mais econômica do que qualquer supercomputador equivalente.
Pequenas tubulações de cobre levam a água quente que resfria o SuperMUC (Foto: Reprodução) 
Pequenas tubulações de cobre levam a água quente que resfria o SuperMUC

Computadores refrigerados com água não são novidade e já estão na casa dos gamers mais abonados. A inovação, neste caso, é usar água quente. A tecnologia foi batizada de Aquasar pela IBM e funciona adotando um princípio físico conhecido como Efeito Mpemba: em resumo, ele atesta que a água tem maior capacidade de troca de calor quando aquecida, do que quando fria.
Um item sensível a todo computador é o calor. Desde o netbook mais simples ao maior supercomputador, a dissipação do calor gerado pela máquina é um ponto fundamental do desempenho do aparelho, tendo impacto determinante na eficiência do sistema. Em geral, quanto mais calor um computador produz, mais energia está sendo consumida – e boa parte dela está sendo convertida em calor, não em dados.
O sistema de refrigeração funciona como um radiador de um automóvel: uma porção de água é bombeada em grelhas que envolvem os processadores do SuperMUC. Depois que a água toma calor dos processadores, ela é bombeada para fora dos microtubos que recobrem os quase 20 mil núcleos Xeon.

O resultado é uma máquina que não passa de 80° Celsius e consome muito menos energia: além de não aquecer demais, o SuperMUC dispensa grandes e caros sistemas de ar condicionado. No inverno, o SuperMUC vai ajudar a aquecer o edifício onde está localizado. A água quente que sair do computador será canalizada para os aquecedores do edifício e a IBM estima uma economia de US$ 1,25 milhão em eletricidade nos meses de frio.

Sistemas de refrigeração a água em computadores funcionam como os radiadores de um carro (Foto: Reprodução) 
Sistemas de refrigeração a água em computadores funcionam como os radiadores de um carro 
O SuperMUC tem três petaflops de capacidade (é o equivalente a 110 mil computadores pessoais), o que o faz o supercomputador mais poderoso de toda a Europa. Construído com 18.432 processadores Xeon, a máquina foi criada para trabalhar em pesquisas científicas.

Fonte: Extreme Tech

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Followers