468x60_Calcados

O que é a tecnologia HAMR da Seagate? E o que vai esta mudando nos HD ?

Em um futuro próximo, a capacidade de armazenamento dos discos rígidos vai crescer, e muito. A Seagate desenvolveu uma nova tecnologia de gravação de dados, chamada HAMR, que promete dobrar a capacidade de armazenamento dos HDs aumentando a densidade de dados gravados.




A sigla HAMR, em inglês, significa “heat-assisted magnetic recording” (gravação magnética auxiliada pelo calor) e vem para substituir o padrão atual PMR (“perpendicular magnetic recording”, gravação magnética perpendicular). Por que é necessária a mudança de tecnologia? Simplesmente porque a densidade de gravação do PMR se aproxima de um limite: 1 terabit por polegada quadrada.
Hoje, os fabricantes de HDs aumentam a densidade e a capacidade ao encolher os bits de dados gravados em uma polegada quadrada de espaço em disco, e também reduzem as faixas de dados (os círculos concêntricos na superfície do disco). Mesmo com o aumento da densidade (mais bits de dados por polegada), é necessário fazê-lo sem corromper a magnetização dos bits – e, por consequência, perder dados.
A tecnologia HAMR, desenvolvida pela Seagate, aumenta a densidade de área ao encolher os bits de dados nos pratos do disco para caber mais dados por polegada quadrada de espaço em disco. Ao mesmo tempo, também reduz as faixas de dados.
Tá, na prática isso significa uma coisa que até pouco tempo atrás era considerada impossível: uma densidade de dados linear de 2 milhões de bits por polegada, resultando em uma densidade de dados de 1 trilhão de bits (1 terabit) por polegada quadrada – ou 55% a mais que a densidade atual (620 gigabits por polegada quadrada). Logo, mais dados no seu disco rígido. Apenas a Seagate conseguiu até hoje atingir essa marca de 1 terabit de densidade.
Segundo a fabricante, o número de bits em uma polegada quadrada, sob a tecnologia HAMR, passa o total de estrelas da Via Láctea (algo entre 200 bilhões e 400 bilhões de estelas).
Se pensarmos que o limite atual de armazenamento em discos de 3,5 polegadas (usados em desktops) é de 3 terabytes (620 gigabits por polegada quadrada) e discos de 2,5 polegadas (usados em notebooks) chegam a 750 gigabytes (500 gigabits por polegada quadrada), as primeiras gerações de discos HAMR vão chegar ao mercado nos limites de 6 terabytes (desktop) e 2 terabytes (portáteis).
E estamos falando aqui apenas do começo: as pesquisas da Seagate indicam que o limite teórico de densidade nesses discos pode ficar entre 5 e 10 terabits por polegada quadrada – ou 30 TB/60TB no seu computador de casa e 10/20TB no seu notebook. Não é incrível?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Followers